You must be live and work in the UK Payday loans Have a history of poor borrowing

Tribuna de Nobres

20/01/2018
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Trincheira

Trincheira

TRINCHEIRA XLIII

Dom Quixote
As narrativas de Dom Quixote realmente são uma paródia da realidade e o Cavaleiro da Triste Figura "inventa" histórias e tenta satirizar a verdade com seus relatos hilários e suas opiniões contraditórias, extraídas do seu imaginário. Dom Quixote de La Barranca do Coxipó, anda perto de perder o juízo, acreditando que os seus relatos pitorescos acerca de pessoas pode abalar todo o povoado de 'nuestra Catalunha'. Pobre Dom Quixote, ai dele se não fosse 'Sancha' Pança para lhe garantir um pouco de realismo nas suas tergiversações, após prenhes pelo ouvido, de tanto ouvir relatos fantasiosos de informantes que se desviaram do caminho reto.
- E assim vai o Cavaleiro Errante, deixando os aluguéis atrasados pelo caminho.

Dom Quixote II
O Cavaleiro Errante viveu um certo período às expensas da aposentadoria de um idoso, cujo valor lhe foi tirado, bem antes do pobre ancião falecer. E Dom Quixote clamou aos quatro ventos que "lhe tirar os proventos de outrem" seria uma afronta. Esperneou, esperneou, mas foi vencido, e lá foi Dom Quixote, reclamar "a la prensa". Assim como na obra ficcionista de Miguel de Cervantes, o nosso Dom Quixote tem sempre as suas informações desmentidas pela dura realidade. E por vezes, como na literatura... Dom Quixote, o do Coxipó, duvida de si mesmo. Montado em seu Rocinante, o Cavaleiro Errante termina por entrelaçar os fatos aos seus atos, dando ênfase ao mais cabal pleonasmo... ele só "erra", exatamente por não ter todos os neurônios que outras pessoas normais tem.
- É uma grande paródia, e o personagem se fantasia de herói quando não há mais heróis.

 

Delegacia Movimentada
O vai e vem de pessoas na Delegacia de Polícia, provavelmente, deve ser por conta da menor que amanheceu boiando no rio Nobres, nas proximidades da Ponte do Xaxim, hoje, pela manhã. E mais uma vez o elemento que estabelece o ponto de partida do fatídico evento é a droga. Como, por quê, em quais circunstâncias, o que levou ao fato, quem estaria por trás desse infausto acontecimento? Seriam tantas as perguntas e poucas as respostas, até porque, quando a rede é lançada ao rio, só se consegue capturar peixes pequenos. As estatísticas engrossam e as investigações culminam na raia miúda.
- Culpemos o mundo, onde viver é uma questão de sorte absoluta.


No Nortão
Veja o que está no Midia News: "Circula nos bastidores comentários de que um prefeito mato-grossense, da região Norte, poderá ser envolvido, em breve, na acusação de um esquema de "caixa 2" durante sua campanha eleitoral, em 2012. Isso porque ele teria feito empréstimo milionário em uma factoring citada na Operação Ararath, da Polícia Federal. Os registros da movimentação do político teriam sido obtidas durante buscas e apreensões".
- O sujeito da oração está prefeito.

No Médio Norte
Será que não aparece nome de nenhum político da região do Médio Norte que tenha envolvimento com alguma factoring em Cuiabá? Após as eleições, em 2012, muito se falou em factoring e tem gente querendo receber até hoje por dívida deixada pelo caminho. Recentemente, um tal Batoré ligou para Nobres querendo saber de dois irmãos que estiveram juntos em Nobres para os quais esse tal Batoré teria vendido um terreno. Mais tarde ou poucas horas depois, um jornalista (de verdade!) ligou querendo saber dos mesmos dois irmãos, para tentar receber por aluguéis de imóveis em Cuiabá.
- Mas, se foi o velho Batoré de outros carnavais, só se for terreno em Marte. Quanto à factoring... ah!, deixa pra lá.


No Médio Norte II
Mas... e o tal cheque de supostos R$ 350.000,00 que um empreiteiro teria a receber em Nobres? Será de que obra? Um língua de trapo anda dizendo que é da obra do Centro Comunitário. Se for, quem vai gostar é a Justiça. O dinheiro para a reforma do Centro Comunitário, em cerca de R$ 600.000,00, teve origem numa ação de ressarcimento ao erário proposto pelo município de Nobres por conta da malfadada obra do trevo de entrada de Nobres, valor pago pela extinta Encomind. Sendo assim, seria gerada mais uma ação por ressarcimento ao erário, agora pelo mau uso do recurso público.
- Como ainda está no campo do boato, é esperar pra ver.


No Médio Norte III
Tem coisa que você vê e não consegue compreender e nem decifrar o enigma. Centro avante versátil é aquele que faz muitos gols e ainda dribla bonito. Em Nobres, uma tal Centro Avante, driblou até quem enxergava bem, mas o gol foi contra. A empresa com esse nome começou com o loteamento, foi parar numa tal operação tapa-buracos e depois sumiu do mapa nobrense. Depois que deixou aquele serviço mal iniciado ali em frente à lotérica, na JK, onde ninguém viu, ninguém foi lá medir, ninguém falou nada, o gol contra ficou caracterizado e depois um ex-vereador, logo em 2013, começou a cobrar pelo buraco deixado.
- Um ex-goleiro que não viu o gol contra o município, só depois que a bola passou... os que viam se fingiam de cegos e os que eram cegos, só eles enxergavam o centroavante.

 

Enfim, Acordados
Quando a coisa aperta na relação entre o hospital conveniado e o Executivo municipal, os primeiros reclames vão para as redes sociais e só depois é que os problemas financeiros entram no debate. O prefeito entende que o diálogo seja muito mais importante e tratado olho no olho. Se vai parar na rede é só para formar juízo antecipado do que nem foi decidido. E se não foi o melhor para ambas as partes, a verdade é que um novo contrato foi editado e já deve ter sido assinado entre a Prefeitura de Nobres e a direção do Hospital Laura de Vicuña.
- Fora da rede é pra valer.


Janela Entreaberta
Esse negócio de janela aberta para transferência de um partido a outro ainda causa calafrios em muita gente. É que o fato pode gerar entendimento diferenciado no TSE e a partir daí criar uma demanda judicial com desgastes aos envolvidos, de acordo com um certo jurista renomado. Se ficar, o bicho pode pegar; se correr, o bicho pode comer. É como está em certas cidades por aí... o bom é ficar em casa e não sair à noite.
- Olhar a janela através de uma fresta deixada e ver como está lá fora.


Vascão
O Vasco carioca pode ser apanhado na Operação Lava-Jato... ocorre que o time tem conta aberta e visto permanente na Série B e está na Série A com passaporte falso. Vai ser extraditado para a Série B após uma tentativa de lavagem de seu rótulo, que não resistiu aos jatos d'água e escorreu. O Vasco só tem conseguido meter medo é no Flamengo, para quem não perdeu este ano.
- E volta o Fogão, sob risco de ser acompanhado pelo Luverdense, caso o time mato-grossense siga essa trajetória de sucesso no segundo turno.

 

PSD/Renovação
O senador José Medeiros, atualmente no PPS, recebeu convite para integrar o PSD a convite do vice-governador Carlos Fávaro e os fatos conspiram a esse favor. Medeiros esteve em Nobres, na manhã de 10 de outubro, oportunidade em que conversou com lideranças políticas locais durante recepção oferecida pelo prefeito Sebastião Gilmar (PPS). O senador Medeiros fez questão de salientar a importância de Nobres para o turismo em Mato Grosso e durante sua visita a Nobres, recebeu algumas reivindicações de vereadores e do prefeito Gilmarzinho da Ecoplan.
- Um grande reforço para o PSD.


PSD Com Medeiros
A transferência de Medeiros para o PSD teria apoio do governador Pedro Taques que veria assim a sua base de apoio reforçada. O senador José Medeiros assumiu a titularidade após Pedro Taques tornar-se governador de Mato Grosso e durante sua visita ao município de Nobres, falou sobre a responsabilidade que assumiu ao ter que substituir um nome de destaque no Senado Federal. Medeiros está entre os 10 mais destacados congressistas, segundo avaliação da Revista Congresso em Foco e de sites e revistas especializadas em política.
- O PSD também se transforma em MT.


Mais Essa
Enquanto o senador Medeiros não chegava, de longe um observador se roía, querendo saber o motivo daquela aglomeração ali, em frente à sede da prefeitura. Veio aquela garoa forte e todos tiveram que adentrar ao Plenário "Lagoa Azul", obrigando o olheiro a fugir da chuva assim como gato foge do banho. É de se acreditar que o articulista político que virou churrasqueiro não foi quem tenha enviado esse olheiro para aquele local. Assim como dois e dois são cinco, qual seria a diferença entre articulador e articulista?
- Rezando pra chover na festa dos outros, né? Bonito 'pra cha cara'.


Bafão(zinho)
Sabe como é festa de confraternização, e nem é fim de ano ainda... é onde sempre tem ou acontece um B.O. Flagraram um sujeito levando um sacolinha com a matula e depois foram ver que se tratava de dois quilos de fraldinha para "engrossar" a bóia do cachorro. E que cachorrão, hein!? Mais tarde, após umas e outras teve um outro que queria troco do que foi investido na festa e até apresentou despesa extra em nome do "gaúcho".
- Será que na festa dos campeões teve B.O.? Essa Copa Empresarial foi show... do começo ao fim e até depois do fim. Como dizem no "Face": kkkkkkkkkkkk.....

Prêmio Nobel
Um grupo de representantes tunisianos recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2015 e a OAB integra esse seleto grupo por lá. Já em Mato Grosso, a eleição à presidência da entidade, a OAB, é ao inverso e o estado é de beligerância, o que afastaria qualquer relação com a paz. Como se vê, onde há guerra, fomenta-se a paz; e onde há paz, fomenta-se a guerra.
- Gente é sempre gente... com suas cabeças fervilhantes.


Premonição Furada
A previsibilidade de que cerca de 80% dos presentes na final da I Copa Empresarial torceria pelo time da Prefeitura/Adm. falhou feio. A Votorantim lotou um lado da quadra, à direita de quem entra, e a torcida vibrava a cada lance em favor do time que representava a empresa. Os 80% na verdade eram deles e o time queria porque queria espantar a sombra do vice-campeonato. Venceu por 3 a 2 e ficou com o título da I Copa Empresarial com a presença do gerente geral Orlando Araújo Silva. Uma grande conquista.
- Aí foi só festa.

 

Visitas
Quem esteve no gabinete do prefeito de Nobres, hoje (09/10), pela manhã, foi o deputado federal Victorio Galli para uma visita informal. O vereador Joel Junior adivinhou e foi lá conversar com o parlamentar e fazer algumas fotos. O parlamentar federal é da bancada evangélica, a que anda aos trancos e barrancos com esse pessoal que defende a união homoafetiva. Em Nobres, prefeito e deputado federal conversaram sobre o cenário político nacional e local em caráter informal. Galli esteve acompanhado de sua assessoria e o vereador JJ também se fazia acompanhar de sua assessoria.
- Visita em momento importante, quando as necessidades dos municípios estão afloradas.


Visita II
Quem vai estar amanhã, pela manhã, na cidade de Nobres, é o senador mato-grossense José Antonio Medeiros, originário da Polícia Rodoviária Federal e suplente do então senador Pedro Taques. O senador Medeiros visitará Nobres e estará com o prefeito Sebastião Gilmar por volta das 10:00 horas na sede da Prefeitura de Nobres, onde será recepcionado. A visita é de cortesia e o senador do PPS atende a convite feito pelo prefeito Gilmarzinho da Ecoplan.
- Boa estada em Nobres e que desse encontro, que não é o primeiro entre estas autoridades, saia resultados positivos para o município.


Por Telepatia
Do fundo de um quintal lá em Cuiabá, as notícias editadas por telepatia continuam a cair na net, em que nomes, pessoas e alianças políticas são criadas ao livre arbítrio do criador através da sua bola de cristal. Nem aqueles que estão aqui em Nobres não sabem e nem imaginam, lá do seu quintal, em Cuiabá, o blogueiro megalomaníaco e suas fontes do além informam o que está por acontecer na política em Nobres. São informações "desvestidas" de qualquer realidade, criada apenas para tentar abrir caminho sabe-se lá, pra onde.
- Tá na hora de se iniciar uma campanha pela reabertura do desativado Hospital "Adauto Botelho".
 

 

Futebol & Política

Vamos comparar um time como o do Barcelona, cheio de craques, e querendo comprar mais jogadores para compor o elenco. Agora, comparemos alguns partidos políticos com um time de futebol e veremos que certos partidos políticos estão rejeitando alguns candidatos teoricamente bons de votos. Tem partido que só quer “candidato formiguinha”, de 30, 40, 50 até 100 votos, que é para ajudar a eleger um ou dois nomes, carregados pela soma dos votos das formiguinhas. Essa lógica de certos líderes partidários deixaria Pitágoras doidinho e sem entender porque dois e dois são cinco.

- Vai ver que nesse caso a ordem dos fatores altera o produto.

Loucademia Jornalística

As notícias veiculadas por um certo blog, classificado como sendo de fundo de quintal por uma conhecida jornalista, realmente demonstram que nesse fundo de quintal pode conter algum elemento químico capaz de alterar o comportamento do indivíduo. As informações desse veículo são desprovidas de qualquer lucidez e baseadas apenas na histeria do autor. Em vidas passadas, provavelmente, algum secretário atual tenha sido algum pesquisador e tenha se utilizado desse blogueiro como rato de laboratório a experiências para se conhecer a quantidade de neurônios teria essa figura.

- Nesta vida, o rato tenta se vingar do cientista criando fantasias urdidas após a checagem de que dos três neurônios existentes em sua caixa craniana, dois estão avariados.

Verdolenga

Está amadurecendo, mas não vai cair do pé, a notícia de que o ex-prefeito Devair Valim teria se filiado ao PV (Partido Verde). Será mesmo? Pelo menos, essa é a informação que temos e que vai se tornar real assim que as alianças políticas começarem a se formar. Mas, quem ou quais seriam os parceiros do PV em Nobres?

- Vamos ver quando isso vai amadurecer. Por enquanto está verde.

Pedaladas Fiscais

Com a crise econômica instalada, os prefeitos vão ter que reaprender a andar de bicicleta e também praticar as suas pedaladas fiscais para driblar a falta de dinheiro. Nuvens negras pairam sobre o céu dos municípios após as mentiras utilizadas pela presidenta Dilma para esconder dos brasileiros a situação econômica do país até o dia das eleições. Passou as eleições e o PT se manteve no poder, a fortaleza ruiu e a enxurrada de incertezas levou para os municípios tudo quanto era cagada do governo federal.

- Daqui até dezembro, os odores dessa defecação toda ainda vai feder.

 

Verificação "In Loco"

Engraçado, muitas casas que atuam comercialmente no período noturno em Nobres não possuem alvará municipal e em alguns casos nem o do Estado. Só que não... a Secretaria Municipal de Fiscalização Tributária vai cobrar do proprietário para que o alvará seja exposto ao público. Camuflados sob o manto de lanchonete, alguns prostíbulos de beira de estrada escondem situações bastante complexas e a pior delas é com relação à situação sanitária, que é de saúde pública. As DST's saem dali e são transportadas para os lares e depois para os postos de saúde, onde o contribuinte é que paga pela gonorreia, pelo cancro e por outras doenças mais pesadas que os desavisados e "descamisados" contraem.
- Há casos que são de polícia, de fiscalização tributária e de saúde pública que margeiam a rodovia federal. E a ilegalidade é triplicada.


Estado Mínimo
O governador Pedro Taques não tem poupado críticas ao governo federal pela incompetência na gestão da política econômica e pelo comportamento prejudicial a Mato Grosso. Na esteira desses problemas estão ás prefeituras de MT e a Prefeitura de Nobres vai adotar a política do "estado mínimo", só adquirindo o necessário e só realizando o necessário, sem prejuízos aos munícipes, até que as coisas melhorem. A situação é grave e por 120 dias serão adotadas as medidas conhecidas como "estado mínimo" ou "município mínimo", como queiram.
- Se não se tem, não se gasta.


Prefeita Ostentação
Ela é estilosa, gosta das redes sociais, de jet ski, de bom champanhe... quer dizer, gostava. Enquanto isso, as crianças de Bom Jardim, no Maranhão, estudavam em escolas que mais pareciam pocilgas. Bela, loira, bunduda, com tudo em cima, inclusive a conta bancária, a prefeita mais parecia uma cantora de funk, mas teve que se apresentar para a Polícia Federal por conta dos rombos nas contas públicas. Tadinha, da ostentação para o "piano" da delegacia, onde botou os dedinhos para criar a "logomarca" bem particular das digitais.
- Lidiane Leite não ostentará por esses dias em que estará em repouso na Casa dos Gatunos de Pedrinhas, no Maranhão.

 

Prefeito e Médico

Dez entre onze vereadores votaram pela cassação do mandato do médico e prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Ribeiro (PT). Há alguns anos atrás, o profissional da Medicina, dr. Natanael Nascimento, tornou-se prefeito de Arenápolis e não fez uma boa gestão. O médico Joemil Araújo, eleito e mais tarde reeleito prefeito de Rosário Oeste teve uma atuação apenas regular no seu segundo mandato, entre 2012 e 2014. Em Nobres, o profissional médico respeitado, dr. José Carlos da Silva, teve uma gestão desastrosa a partir do instante em que resolveu se deixar influenciar pela reeleição.

- A função executiva, definitivamente, não é uma boa receita aos bons médicos.

 
Prefeito e Médico II
Em 1992, com tudo a seu favor ou quase isso, o médico Manoel Loureiro perdeu a eleição para uma Assistente Social, Lídia Barbosa Nogueira. Mais tarde, em 1996, um sem-terra derrotou um médico na disputa pelo Poder Executivo em Nobres. Devair Valim venceu ao médico Carlos Antonio, que foi apresentado à sucessão de Lídia Nogueira. Após o lendário Luiz Barbosa surgiu o médico José Carlos da Silva que deixou duas folhas salariais em atraso e nenhum centavo em caixa para pagar a terceira folha, a de dezembro de 2012, sumindo literalmente da prefeitura.
- Como não estamos num hipódromo à espera de apostar no azarão, o passado não conta.


Prefeito e Médico III
Em Rosário Oeste, se alguém achava que estava difícil com a prefeita Beatriz Mônaco (1993/1996), foi ver o tamanho da bronca com o médico dr. Fernando, que muitos já o esqueceram e só agora é que fizemos um "back up" da sua passagem pelo poder, entre 1997 a 2.000. Mas se alguém pensa que não tem coisa pior, analise a situação de Várzea Grande na gestão do médico dr. Wallace. E olha que o então candidato José Carlos começou com cerca de 300 votos de frente e ao final das apurações obteve magros 44 votos de dianteira.
- Retrospecto é retrospecto.

 
Prefeito e Médico IV
Eleito por um grupo, mais tarde, internamente, no âmago do poder, estabeleceu-se um novo grupo, de ofensiva contra aqueles que elegeram dr. Zé Carlos para prefeito de Nobres. Com dois grupos e um só poder central, quem chegou por último fez estabelecer a citação bi milenar que diz que os "últimos serão os primeiros" e derrubaram os inventores do governante para mais tarde caírem, todos, de maduro, com o projeto de reeleição e as alianças mal sucedidas. E até hoje tem que se debruce a pensar sobre quem foi o autor daquele panfleto que acabou sendo mais direto, incisivo e lúcido que as previsões de Nostradamus.
- "A Cegueira Nordestina" era o nome dos papelotes atirados pelas ruas por alguém pilotando aquela inesquecível Biz Azul, primeiro protótipo não tripulado enviado para Plutão para que ninguém reconhecesse a motoneta que espalhou doses de colírio ante a cegueira.

 
Prefeito e Médico V
Um dos integrantes da Ala 2, denominada de "Os Ciumentos", que ajudou a desenhar o plano de reeleição do prefeito José Carlos, hoje, vez por outra, é visto em um ou outro "happy hour" ou em roda de amigos a "cornetar" a atual administração municipal. Dizia essa triste figura que (ele) se tratava de um idealista naquele governo, mas, muitos dizem que o idealista notabilizou-se, mesmo, foi pelo extravio de documentos. De idealista a corneteiro, é pra confundir até mesmo o dr. Sigmund Freud.
- No Exército, já estaria aposentado como o corneteiro do alvorecer. Direita... volver.

 

Roubado em Nobres
"Policiais civis prenderam um homem de 33 anos que dirigia um Nissan Sentra que estava no esquema de "dublê de placa". A prisão ocorreu quando o suspeito saía de um motel na região do Coxipó, em Cuiabá. Na checagem, os policiais descobriram que o automóvel havia sido furtado em Nobres (120 km ao Norte da Capital). Segundo os policiais, a placa do carro era de outro veículo do mesmo modelo, cor e ano, mas que rodava regularmente na Capital. "Caso não se faça a checagem do chassis, acaba passando pela fiscalização", disse um policial. Aos policiais, o suspeito informou que havia recebido o carro de um vendedor preso na semana passada com um HB 20, que também estava no mesmo esquema de clonagem de placa. O suspeito foi autuado sob suspeita receptação e uso de documento público falso". A notícia é produzida pelo repórter policial Adilson Rosa e está inserida no portal Midia News.
- Mais um prejuízo ao cidadão, mesmo com a recuperação do veículo.

 

Campanha Educativa
A Prefeitura Municipal de Nobres através da Secretaria Municipal de Ação Social vai dar ênfase à campanha de combate à violência contra a pessoa idosa. Sob o lema: "O jovem de hoje será o idosos de amanhã", a proposta é a de conscientizar os membros da família e a própria comunidade sobre a necessidade de se tratar a pessoa idosa com mais carinho, com mais respeito, com maior atenção e que não se interesse apenas pela aposentadoria daqueles que um dia já foram jovens. Levar a conscientização a cada vez mais pessoas, essa é a proposta.
- A relevância é que o tema é reflexivo.


Copa dos Esquecidos
A arbitragem na Copa Empresarial que se realiza em Nobres terá que chegar junto e começar a jogar duro também para com aqueles que querem descarregar suas iras no futsal. Tem gente jogando duro e ali é só trabalhador. Na bola até que é aceitável. O menino, o "Tifú", foi atropelado dia desses. Um médico foi parar no consultório médico, desfalcando seu time e os seus pacientes também. O que seria para espairecer e agregar no quesito social, está se transformando em distribuição de bordoadas e jogadas mais ríspidas. Há duas opções para os que não querem jogar bola e gostam de dar bordoadas. A primeira opção é uma visita ao psicanalista; e a segunda, menos dolorida, é o cartão vermelho.
- No divã, vai contar o porque de tanto recalque; após o cartão vermelho, vai refletir melhor lá fora, no Bar do Clementino.

Paralelos
Recentemente, o presidente da Assembleia Legislativa de MT, deputado Guilherme Maluf reclamou que a imagem de Mato Grosso estaria desgastada nacionalmente. Mas, para que a imagem do governador Pedro Taques ganhasse repercussão nacional através do combate à corrupção, evidentemente que a do estado e a corrupção levariam ao atual estágio. Se MT tem a imagem desgastada nacionalmente, o cenário nacional é tido como um verdadeiro eclipse na visão mundial. A roubalheira é de Norte a Sul, de Leste a Oeste, e no ranking dos esquemas, infelizmente, estão integrantes de todas as siglas partidárias.
- Como se vê, prevalece a cultura de que não é o hábito que faz o monge.

 
Paralelos II
As investigações do Gaeco precisam e devem chegar aos ex-presidentes da Câmara Municipal de Cuiabá. Em alguns casos, tem gente camuflada e bem quieta em partidos políticos e estes precisam contar (ou delatar) como funciona o sistema para se chegar à presidência do Legislativo. Um deles já terá que devolver recursos, caso específico do ex-presidente Deucimar. Mas, tem outros nomes e outras histórias escabrosas no Legislativo cuiabano.
- Vá ver que tem.

 
Pá de lá e Pá de Cá
O ex-vereador Waner Rondon assumiu o seu lado de comentarista político no Facebook e vez por outra tem tido alguns pegas com outros internautas. E olha que tem gente que o conhece muito bem e terá sido melhor evitar essa exposição pública. O debate pelas redes sociais pouco acrescenta e fica sempre aquela rusga, assim, tipo meio a meio. A doação ou qualquer outra ação social não oficializada em favor do cidadão ou cidadã acaba tendo a característica de clientelismo político e isso exposto nas redes sociais e a soma dos zeros a esquerda não altera o fator.
- É como somar um mais dois ou dois mais um, o resultado vai ser sempre o mesmo.

 
Ganhos & Perdas
De tudo o que se falou sobre Bolsa Família e Emprego, a população brasileira já perdeu boa parcela disso tudo. O mote de campanha de Dilma é o que desarticula o seu governo hoje. Mais de um milhão de empregos viraram pó de traque com a crise econômica e ao menos 800 mil famílias já tiveram o Bolsa Família extraído das suas parcas economias. Do que se conclui que para ganhar a eleição o cenário era um e para governar em um segundo mandato, a cortina de fumaça se dissipou.
- E quando uma autoridade desse quilate mente, os estragos são grandes.

 
Estranha Loucura
"Um pastor sul-africano, incentiva a sua congregação a comer grama, a fim de se aproximar de Deus. Em sua página no Facebook, a igreja publicou imagens de seus fiéis dedicando-se a esta estranha atividade. Lesego Daniel, pregador, no norte da cidade de Pretória, foi quem proclamou a dezenas de fiéis que a grama poderia aproximar-lhes do Senhor. Pelas fotografias publicadas por ele mesmo no Facebook de sua igreja, a maioria dos congregados levou a serio as suas palavras. Muitos fiéis aparecem nas imagens, deitados e ajoelhados em um gramado tentando comer. Ao se alimentar da grama, alguns fiéis passaram mal chegando a vomitar. Segundo o portal sul-africano Times Live, muitos ainda acreditam que comer grama ajuda a curar as enfermidades". Está na mídia.
- Alguém já viu algum líder espiritual mandar seus fiéis rasgarem dinheiro? Se bem que comprar lenço com suor de pastor é o mesmo que rasgar dinheiro.

 

Poluição Sonora
O tema volta a frequentar o cenário das reclamações por conta do alto volume de som nos carros de publicidade. A cidade de Nobres que já teve até um decibelímetro (aparelho usado para medir o volume do som emitido), agora até a legislação é pífia e resta apenas a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os operadores do sistema e quem de direito. Seria uma espécie de termo de bom viver entre os prejudicados e quem prejudica. O volume é maçante e a discussão eterna sobre isso também tem sido maçante.
- Até quando?


Alta Temperatura
Tem gente que diz que Nobres é isso ou aquilo, que é linda, que é o eldorado; que é um verdadeiro maná e vai por aí. Pois é, mas ninguém gosta de comer poeira por aqui o ano inteiro e só vem garimpar em época de eleições, com diria o saudoso Adriano Silva. Como estamos às vésperas de ano eleitoral, a nossa curva de rio já começou a receber aquelas coisas. Tem até o cara, mas é o cara, o que produz notícia por telepatia, cuja notícia causa estragos enormes na vida de uns e de outros. Vimos a nota emitida por um empresário local alertando que foi vítima de uma notícia que ligava o seu nome ao de um deputado como se fossem velhos amigos. Um não conhece o outro e o fato criado é mais uma farsa telepática.
- Como diria o simpático João Goela: "Chupar pau de c...alo ninguém quer". AV.


Alta Temperatura II
Olha, se não chover nas próximas horas a coisa vai ficar esquisita. Com a temperatura em alta, tem gente subindo pelas paredes, feito o tal do "corimpampã", que vem a ser uma lagartixa caseira. Olha, ouvi dizer que tem gente esfregando o "bocó" na cara dos outros por aí, em nova forma de "teste drive" de perereca. Com esse calorão danado, até a periquita anda pegando fogo, mas daí a sair dando um banho de cheiro por aí.
- "Põe gelo nessa coisa, siminina!". Mamãe eu quero, mamãe eu quero...

 

Deputado Desmente
"Mesmo com a possibilidade de uma candidatura própria do PSDB em Cuiabá, o deputado federal Fábio Garcia, descarta o rompimento entre tucanos e PSB. O presidente do Diretório Estadual afirmou que legendas sempre caminharam juntas e qualquer boato de ruptura é totalmente sem fundamento". Este texto está no Midia News, site de notícias e suscita mesma situação em Nobres. Tem gente que fala demais e anda dizendo que não apoiaria ninguém do PSDB local.
- Sendo assim.


Novo Partido
Tem gente propondo a criação de um novo partido, sob a sigla de Partido dos Puritanos, formado só por integrantes sempre dispostos a atirar a primeira pedra. Seria um fato novo na política, mas lá em Plutão, porque aqui no Brasil ainda não é de nós a perfeição. Independente das siglas já existentes, o PE já existe embora camuflado e a definição da sigla seria "Partido dos Empreiteiros", formado só por caixa alta, dos que bancam a própria candidatura. Sem o financiamento de pessoas jurídicas, só os caixa alta é que vão poder se auto bancar. Com muito dinheiro, fica fácil estufar o peito e dizer: "eu ajudei eleger o fulano tal".
- Vai o sujeito sem dinheiro buscar apoio desses famosos, dos que comem botoado e arrotam salmão após o resultado das eleições.


C... Apertado
A não aprovação das doações de campanhas por empresas está deixando muita gente com o c...zinho apertado. Pessoa física não tem hábito de dar dinheiro para campanha de político, ainda mais para político que só quer "nhapar". Então, ou os custos de campanha baixam ou quem tiver dinheiro pra gastar, que invista do próprio bolso. Tem gente dizendo que o fato favorece a quem está com a máquina pública nas mãos e sabe fazer aliados. Isso está em todos os jornais, hoje, e está causando um rebuliço lascado em Brasília.
- Ainda mais após o falecimento da Petrobrás, o principal duto de vazamento de "pixulecos" para campanha.


Corpo Carbonizado
"Um corpo não identificado foi encontrado nesta quinta feira (17/09), no local onde é descartado o lixo produzido pelos moradores da cidade de Rosário Oeste. Uma pessoa que passava pelo local descobriu o cadáver e avisou a PM. A PM por sua vez comunicou a Polícia Judiciária Civil que foi até o local para averiguar o fato. O cadáver encontrado era do sexo masculino e estava parcialmente carbonizado. Ele tinha uma perfuração na região da orelha, o que levantou suspeita de que tenha sido executado. Os membros inferiores e superiores foram parcialmente destruídos pelas chamas". A informação está no site Bio Rosário.
- Mais um mistério a ser desvendado.


"Cleptocracia"
Na dúvida, busque o dicionário para saber sobre esse palavrão, pronunciado pelo ministro Gilmar Mendes, diamantinense de "saco roxo". "O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou, sexta-feira (18/09), que o PT deveria "combater a corrupção e varrer a roubalheira que o partido instalou no país". Ao ser indagado se tem medo do PT, que prometeu processá-lo por seu voto durante o julgamento do STF que barrou as doações de empresas nas eleições, o ministro foi irônico: "Seria bom que eles processassem todas essas estruturas que eles montaram". As declarações do ministro foram dadas após ele participar de uma mesa de debate do Grupo de Estudos Tributários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo Gilmar Mendes, "na verdade o que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Operação Lava Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia, isso que se instalou."
- Veja o que diz o dicionário on line: "Na cleptocracia, a riqueza é extraída de toda a população e destinada a um grupo específico de indivíduos detentores de poder. Muitas vezes são criados programas, leis e projetos sem nenhuma lógica ou viabilidade, que no fundo, possuem a função de beneficiar certos indivíduos ou simplesmente desviar a verba pública para os bolsos dos governantes".

 

Convite Duplo
Preterido pelo PSB, o prefeito Sebastião Gilmar, de Nobres, recebeu convite do Democratas e do PR, conforme expressado pelos líderes partidários Manoel Fermino Pinho e Silvestre da Silva Campos na noite de 14 de setembro em curso. O presidente do Legislativo, vereador Odison Araújo, vê o Democratas em franco crescimento agora, longe das amarras do passado, segundo a linguagem do partido. Para Silvestre Campos, o PR continua forte e, por que não, ter o prefeito nas suas hostes.
- Convite sem a presença do convidado é motivo para análise futura.


Rearrumação
O prefeito Sebastião Gilmar, segundo se sabe, vai preferir continuar no PSD e esperar pela companhia do vice governador Carlos Fávaro, dos deputados Wagner Ramos e Dilmar Dal Bosco, além de Zé Domingos, que continua no PSD. Em dois anos e nove meses de administração, com erros e acertos, o prefeito Sebastião Gilmar só não fez política, não se preocupou com avaliação da sua gestão e não pensou em trabalhar a sua imagem política. Ainda dá tempo de mudar essa forma de pensar e tudo o que o prefeito não precisa neste momento é de mais desconstrução. Fazer política implica em alterar o perfil do secretariado e do que não se precisa, doravante, é de cotoveladas, carrinhos por trás e de "tesouras voadoras".
- Menos "sargentões" e mais "public relations", queiram ou não. Afinal, um político não caminha sozinho, feito um andarilho solitário, sem lenço e sem documento.


Jogo Duro
Eita jogão, envolvendo Saúde Municipal e o time do Magrão. 1 a 1, 2 a 2, 3 a 3, 4 a 4, 5 a 5, 6 a 5, 7 a 5 e depois um 7 a 6 para o time que representa a Saúde. Esse sexto gol da Auto Elétrica do Magrão foi aos 15 segundos finais, os mais longos, que nem no basquete. O goleirão da Saúde (Udilson), mal tinha tempo para as suas orações, tanto foi o bombardeio. O médico Mauro fez quatro dos sete gols que garantiram a primeira vitória do time da Saúde. Um aviso, o goleiro não era Roberto, mas Udilson.
- Partida histórica e o goleirão da Saúde se garantindo com muita fé debaixo do bombardeio.

 

Não Queira Entender
Ali por volta de 2014, alguém comentou que a obra de recuperação do centro comunitário estaria com indícios de sobrepreço. O município de Nobres ganhou na Justiça direito a ressarcimento da então Encomind por conta de problemas de outrora. Seriam cerca de R$ 600.000,00 em valores atualizados, supostamente, investidos na obra do Centro Comunitário. Pois bem, se o dinheiro foi oriundo de ação judicial, quem fiscalizou o investimento?
- Esse é o primeiro capítulo.


Não Queira Entender II
De buy kamagra online dentro de um partido político sai a informação que não se aceitará manipulação externa para que empresário interessado em receber valor de dívida oriunda de obra do passado interfira na sigla e na escolha de nomes majoritários. O empresário teria cheque de suposto valor de R$ 300.000,00 para receber por serviços prestados ali por volta de 2012. Se o dinheiro para custeio da obra foi oriundo de ação judicial, porque o cheque não foi pago? E qual seria o partido que não aceitaria ingerência do tal empresário?
- Tudo isso vem emergindo de dentro da sigla e mostra como vai ser o direcionamento do mundo novo que se busca.


Não Queira Entender III
O muito falar e o negar depois tem sido a causa de muitos desentendimentos e de perdas já registradas. De onde partiu a informação de quem há cheque "esperança" em mãos de pessoas interessadas no resultado das eleições municipais? Tudo isso tem a ver com o município de Nobres e seus munícipes/contribuintes. Mas, será que a dívida não será paga pelo contribuinte?
- Vamos aguardar para confirmar quem sabe disso e já contou, só para a torcida do Flamengo. E poco... né? Não, é Nobres, mesmo.

Copa Empresarial
A Copa Empresarial está agitando a galera e se apresenta como uma versão do futsal da Copa dos Esquecidos. As famosas resenhas do dia seguinte nas empresas e repartições públicas estão voltadas para a competição de futsal que reúne atletas de todas as idades e qualidades numa mesma equipe. Aí, no dia seguinte, todos ao "pé do rádio" ou com o rádio ao "pé do ouvido" para ouvir falar da sua equipe. No dia 10 de setembro, com certeza, a audiência da emissora (Nobres FM) "bombou" após a goleada do time da Prefeitura/Adm. contra um combinado entre agências bancárias, por 16 a 1.
- É duro de suportar as resenhas sobre o jogo.

 

Copa Empresarial II
Após a goleada de 16 a 1, empolgados, os atletas, já queriam direito de imagem e o bicho pela vitória. A "diretoria" atendeu, de pronto, cortando os pontos dos craques. Essa resenha não tem hora pra acabar e pegou mal no "Butantã", na "Toca da Onça" e por aí afora. Como será a próxima apresentação? E os belos gols, serão comentados após as "multas" para frear a euforia?
- Foi a ereção mais rápida de que se tem notícia, feito peão em cavalo bravo... subiu e caiu, em fração de segundo.

 

Copa Empresarial III

Teve atleta que fazia pelo menos uns dois anos que não marcava nem gol contra e fez logo dois na goleada frente ao BB/Sicredi. Como se vê, o futsal é assim mesmo e tem aqueles que não jogam, antes desfilam com um bom futebol e tem os que vão na aba de quem bate um bolão. Renan, por exemplo, conhece do ofício. Quem vai na aba dele?
- Blá-blá-blá.

 
Copa Empresarial IV
Marcos Cheba e William Romero, apresentadores do programa esportivo "Esporte em Ação" pegaram o vácuo deixado logo após a Taça Cidade de Nobres e estão fazendo uma bela copa, reunindo jogadores para todos os gostos, mas tem gente que já está com medo do pessoal do Polo Centro, que tem um bom time sob a batuta do maestro Celso. Às vezes, o "caminhão" de gols pode ser comparado a uma pane seca no avião... o primeiro a ser jogado são as malas, cheias de objetos de valor ou não.
- E na fase seguinte, os gols de ontem não serão computados.

 
Brasília em Efervescência
Nas bolsas de apostas, ninguém sabe quem cai primeiro: se Mercadante ou Joaquim Levy. Mercadante não tem demonstrado boa articulação política e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não conhece outra alternativa se não a de aumentar impostos. Já que deram com os burros n'água, por que não nomear Fernando Baiano em lugar do atual ministro da Fazenda? É só solicitar uma licencinha para a PF, até ele arrumar a economia, depois volta para Curitiba para continuar a delação.
- O cara entende de "pixuleco" e se falta moeda para o orçamento do ano que vem, é só reeditar velhos truques de Pasadena e a vaca volta a engordar.

 

Cenário Complexo

A política local para 2016 e desde já, pode apresentar um cenário conflitante dentro dos partidos políticos e ser conduzido para aspectos bem pessoais, de acordo com o que se tem visto por aí. Quem não acreditar, basta esperar para ver o "script" que está sendo escrito. Em 2.008, teve coordenador botando cabo eleitoral pra correr e gente querendo receber, mesmo depois de configurada a derrota. Em 2016, parece que vai ocorrer um "remake" de 1992. Eita eleição complicada aquela, daquele ido ano.
- Será mesmo?


Câmara dos Deputados
Sobre a proposta de aumento de impostos, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha disse — É uma estratégia de desgaste do governo. O governo está se autodestruindo. É um Maquiavel ao contrário: faz mal aos poucos, o que é pior, sem concretizá-lo. Você ameaça o mal. Isso é de uma falta de inteligência inominável —. A presidente Dilma parece caminhar sobre areia movediça e a cada passo (supostamente seguro?), se afunda e com ela o ministro Joaquim Levy. Como bons parceiros, o PMDB finge dar as mãos para socorrer a companheira Dilma.
- Vai longe?!


Senado Federal
Já o presidente Renan Calheiros, muy amigo, disse: "Isso (aumento de impostos) é uma coisa que mais adiante pode ser discutida, mas há uma preliminar que é o corte de despesa, a eficiência do gasto público e é isso que precisa, em primeiro lugar, ser colocado", disse Renan, na chegada ao Senado. As falas de Eduardo Cunha e Renan Calheiros são do portal MSN de Notícias. E pior que Renan e Cunha, é tentar tirar poder dos militares, o cenário que se desenha para Dilma é complexo e de pouco apoio político.
- E com isso, o país vai para abaixo da linha da pobreza... o país não, mas seu povo. Como já não há mais marajás para ser cassado, o jeito rufar os descamisados.

 

Surpresas Políticas

O cenário político anda fervilhante e nos bastidores alguns lances estão acontecendo que podem reservar surpresas a grupos políticos aparentemente consolidados e hermeticamente fechados. E olha que não tem nada a ver com os últimos acontecimentos, mas seriam fatos novinhos, em folha. É aguardar para ver o desfecho de tudo isso. Para 2016, no caso específico de Nobres, há muita gente querendo uma única coisa e seria isso a mexer com a imaginação de muitas pessoas.
- Trocando em miúdos, o que realmente desperta sonhos seria o comando político em Nobres e quem pensa que está forte, vai ver, terminará fraquinho.


Surpresas Políticas II
Nas eleições proporcionais, o cenário que se desenha, fortalece a ideia de que poucas mudanças podem acontecer, desde que os atuais vereadores tenham cacife para bancarem a si próprios. O eleitorado, salvo raras exceções, tende a votar em quem tem algo a oferecer e que vai além da popularidade, pura e simplesmente. Mas, nada que possa frear o entusiasmo de novos postulantes aos cargos proporcionais. Mesmo entusiasmo de uns e outros em 2012, para tudo terminar com poucas surpresas. Uma coisa é certa, em tempos de recessão econômica, o dinheiro para campanha vai ficar mais curto que coice de cágado. Munido apenas de popularidade, quem levar só isso na bagagem, pode ir tirando o cavalinho da chuva, até porque, nem chuva tem.
- Recorte isto e guarde... que é para tirar dúvidas.


Sem Surpresas
Tinha gente que passava quilômetros longe da política e agora resolveu tirar uma onda de articulador político. Espere só para ver o "mundo perfeito" que ele busca e o que vai encontrar pela frente. Partido político não é confraria e o seu interior, o seu núcleo, não pode ser comparado a um mosteiro de franciscanos. Aliás, o partido não molda o caráter das pessoas, mas estas tem a obrigação de fazer um partido melhor. A maior sigla partidária do Brasil tem em seu meio Eduardo Cunha e Renan Calheiros em postos chaves e olha que de monges eles não tem nada; porque não é o hábito que faz o monge.
- Um bom articulista político é aberto ao diálogo. Quem sabe se o mundo perfeito não esteja em Plutão... o ônibus espacial sai daqui a pouco.

 

"Fantasmas Vagantes"
Nas eleições do ano 2.000, o jornal de Nobres também foi citado em panfletagem, onde um burro aparecia no panfleto, daí, ser pertinente a pergunta sobre panfletagem feita ao ex-prefeito em entrevista. A pergunta é nossa e a resposta é dele. A arte de "ressuscitar" fantasmas do passado tem custo e por vezes, mesmo não rendendo o suficiente, garante o pão de cada dia pelo espaço utilizado. Como a terra ainda não parou, porque, segundo Raulzito: "O empregado não saiu pro seu trabalho; Pois sabia que o patrão também não tava lá; Dona de casa não saiu pra comprar pão; Pois sabia que o padeiro também não tava lá; E o paciente não saiu pra se tratar; Pois sabia que o doutor também não tava lá; E o doutor não saiu pra medicar; Pois sabia que não tinha mais doença pra curar...".
- Esse papel de "caça-fantasmas" é complexo e complicado.


Postura Edificante
Tem gente que assume postura que tem o poder de fazer inveja a muita gente, pela coerência diante de certos episódios e posicionamentos. Uma internauta que responde por uma página na rede social (facebook) foi incisiva ao citar a hipocrisia de certos políticos que estariam criticando a respeito de episódio ocorrido recentemente (28.08). Cita a internauta, que um certo senhor talvez tenha feito muito mais por Nobres que determinados políticos e que ainda assim o criticam. É o oportunismo de sempre, pisar no rabo dos outros e não olhar o próprio.
- Ela fala em "minha terra natal". Eita Rosana, poderosa e de opinião segura.

 

Situação Conflitante
Parece que vem por aí, a galope, mais uma série de conflitos para a renovação contratual entre o hospital conveniado e o município. Fala-se em algo que chegue a mais ou menos R$ 261.000,00/mês o pedido de renovação contratual, como se o País não vivenciasse uma recessão. Mais fios de cabelo caindo e aquelas reuniões pontuadas por números e desejos quase impossíveis de serem realizados. Quando a Primavera chegar ao fim, o Outono das alterações contratuais substanciais já terá começado. É hora de "domar" o touro bravo de Wall Street. As bolsas em queda, o dólar em alta e os municípios num "canhanhaim" digno de Francisco de Assis... largar tudo o que não tem e sair pelo mundo.
- Como diria Tim Maia: "É Primaveeeeera...".


Situação Conflitante II
Se o município de Nobres não conseguiu adquirir o prédio para a instalação do PSF do Jardim Glória, como vai conseguir recursos para adquirir área para construção do Distrito Industrial? E como pode o Legislativo fazer criar proposta que onere o Executivo? O vereador Manoel Fermino "pagou geral" na sessão da noite de 31 de agosto por conta da falta de parecer jurídico para dois projetos de lei de sua autoria. Ele ainda citou a aquisição de uma área para a construção da Praça da Juventude, que nunca saiu do papel e virou "Associação dos Caminhoneiros".
- É como dizem os pensadores de botequim: "Dinheiro e sexo, quanto menos se tem mais se pensa neles".

Situação Conflitante II
A aquisição do imóvel para a construção da Praça da Juventude custou R$ 65.000,00 aos cofres públicos, para tudo se acabar em doação do imóvel a uma entidade que não realiza eleição, não renova diretoria e em cujo pátio ainda não entrou um único caminhão para estacionar e evitar o tráfego pesado nas ruas centrais da cidade. O promotor público dr. Carlos Eduardo Pacianotto, que já deixou Nobres, apontou que de nada adiantaria o recapeamento das ruas se o tráfego de carretas continuar nos frágeis pavimentos da área central da cidade. O pavimento asfáltico não é adequado para o tráfego pesado e há que se estabelecer legislação para evitar isso.
- E gente criando propostas para temas utópicos.

 

As Novas Forças
O PSDB, que andava apagado, ressurge das cinzas em MT. Em Nobres o partido já começou a dialogar, desde o "day after" da filiação de Pedro Taques, no sábado, 29 de agosto. O DEM se apresenta de bateria nova, segundo a cúpula partidária local que fez novas filiações. O PSB pode ganhar o reforço do prefeito Sebastião Gilmar, de um empresário comercial respeitado, de um profissional da Medicina; e o PP continuará com Adelian Messias e outros nomes. O Solidariedade também está alinhado e reforçado com dois vereadores e novos filiados. É um cenário modificado em relação ao ano de 2012, das últimas eleições municipais.
- Há outras siglas que podem se apresentar para as eleições municipais de 2016.

 

As Novas Forças II
O PMDB já até realizou convenção, recentemente, e acredita que pode surpreender nas eleições do ano que vem. O DEM tem histórico de sempre eleger vereadores e atualmente conta com dois na sua bancada na Câmara Municipal de Nobres. O presidente Manoel Fermino convidou o prefeito Gilmarzinho para filiar-se ao Democratas, mas até agora não obteve resposta. O PR é outro partido que deve convidar o prefeito para uma possível filiação. O PSDB anda tão sofisticado de uns dias para cá, que o deputado estadual Wilson Santos anunciou que haverá "triagem" dos nomes a serem filiados.
- Realmente, como mudam as coisas... em um dia qualquer que ficou para trás, todos os tucanos do pós Dante cabiam em uma Kombi. Agora, falam em "triagem" de nomes.


Histórico Político
O buy priligy online PSB de Nobres já fez o vice nas eleições de 2.008 e a promessa de governar "juntos" (prefeito e vice-prefeito) não aconteceu. O deputado Valtenir Pereira elegeu-se pelo PSB e deixou a sigla que já teve Mauro Savi. Em Nobres, com uma provisória ainda incerta, conforme se informou, o partido teve a filiação do eng.º civil Ivano Balena, e lá já estavam o pecuarista Ismael Baraviera e o técnico da Empaer, Elias Queiroz. Nenhum deles ainda não manifestou publicamente algum tipo de descontentamento em relação à filiação do prefeito Gilmarzinho, mas terão a oportunidade de dizer isso quando quiserem. O importante é jogar aberto e expor as opiniões contrárias, afinal, ninguém tem compromisso com ninguém e ninguém deve ninguém.
- Sendo assim, a vida continua e ninguém acredita que se faça política de forma individual ou através da escolha só de pessoas perfeitas, das que nunca erraram.


Cuspe para o Alto
O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), participou da recepção ao ministro do Gabinete Institucional do governo Dilma, Ricardo Berzoini (PT), em 04 de abril de 2014, e ao discursar aos presentes e para agradar Berzoini, tascou que o PSDB estaria "morto". O PT ganhou a eleição à presidência e vive dias complicados, mesmo com amparo do PMDB. Nem o PSDB morreu e nem o PT está tão vivo assim. E naquele encontro estavam petistas e peemedebistas em nível de MT, inclusive Silval Barbosa, mais sisudo que gente com dor de dente. Seria um prenúncio do inferno astral?
- Esse Carlos Bezerra é realmente polêmico.


Coisas de CB
Naquele buy clomid online encontro, onde estava Berzoini, Carlos Bezerra disse que revolucionou a saúde pública em Rondonópolis e que foi ele quem criou os agentes comunitários de saúde. De acordo com Bezerra, em um tempo em que o saneamento básico não existia em Roo, onde muita gente cagava no jornal, embrulhava o produto e jogava no mato. E ainda sobrava jornal para a limpeza dos "ânus" passados. Os AC's surgiram em Rondonópolis, segundo CB.
- Eita, que coisa bacana, a substituição do sabugo de milho pelo jornal escrito. E Berzoini sumiu das paradas.

 

Troca de Sigla
O vereador Joel Júnior (PP) deve mesmo ir para o PSDB e ontem (29.08) esteve em Cuiabá, no ato de filiação do governador Pedro Taques ao tucanato. Joel Júnior aguardaria a janela de transferência e vinha insistindo para que o prefeito Sebastião Gilmar, de Nobres, aceitasse convite do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, para se filiar ao PSDB. Em conversa informal entre o prefeito e o vereador, ontem, à noite, antes da abertura dos 24º Jogos Estudantis Nobrense, flagramos uma informação importante.
- Também estaria relacionada à troca de sigla.


Troca de Sigla II
O prefeito Sebastião Gilmar deve mesmo aceitar o convite formulado pelo deputado federal Fábio Garcia e a sua transferência para o PSB é dada como certa. Detentor de mandato como prefeito e o convite partiu de um deputado federal que deseja reforçar as bases do PSB, o convite soa como uma quase convocação ao partido que tem Mauro Mendes, Fabinho Garcia, o deputado estadual Botelho entre outros nomes. Com Fábio Garcia está tudo certo e o prefeito só vai mesmo consultar a sua base política e pode bater o martelo nas próximas horas. O PSD vai sucumbir, o PDT esvaziou em MT, o PP também pode perder nomes assim que a janela abrir e o PTB pode ganhar reforços em nível estadual.
- O cerco se fecha, o novo cenário político estadual começa a se desenhar e nos municípios vai ser uma reviravolta.


Troca de Sigla III
Em Rosário Oeste, a ida de Pedro Taques para o PSDB deu uma reviravolta no cenário e o pedetista Alex pode enfrentar resistência entre os tucanos que querem relançar Zé Álvaro à prefeitura. Ex-PSB, agora no PROS, o prefeito João Balbino pode ir para o PR com o primo Valtenir Pereira. Mas é na sigla do presidente Roldão, o PSDB, que a "revolução" pode ocorrer. Zé Álvaro ou o "new" tucano Alex? E olha que a corrida eleitoral está quase começando e por enquanto só acontece "treinos" de classificação. E como se formará o "grid" de largada?
- Tempo e paciência para ver o resultado disso tudo.

 

Candidatos em Profusão
O que tem de pré-candidatos a vereador aí pela city não é brincadeira. Vai faltar convenção para tantos nomes, o que pode complicar ainda mais a concorrência com os que querem ser e quem é vereador atualmente. O que fascinaria tanto as pessoas para esse "desejo enorme de revolucionar", conforme a letra musical. "Porque muitos são chamados, mas poucos serão os escolhidos", segundo Mateus 22:14. Embora o assunto tratado por São Mateus não tenha nada a ver com a política, a comparação entre quantidade e número de vagas é correlata. Dez candidatos por vaga ou mais.
- Mas há outros fatores a influenciar, como o coeficiente eleitoral, por exemplo. Muitos candidatos nem sabem disso.


Candidatos em Profusão II
Se há quantidade, a qualidade vai ser medida pelo eleitor e o elemento principal para essa química entre candidato e eleitor ainda é o tal do vil metal, mais em falta que aluno gazeteiro na escola. Imagine só, os candidatos "lançados" por telepatia, a partir de uma base de lançamento em Cuiabá, pouco crível e atrás de uns 'caraminguás'. Depois das convenções e das coligações é que se vai ver quem é quem. É quando começa a fase das primeiras decepções enquanto outras não chegam.
- Mas, por que sofrer por antecedência? Deixemos o tempo certo chegar.


Lugar ao Sol
Um nome que estaria na lista dos candidatáveis seria o do apresentador de tevê em Rosário Oeste, André Luiz Godói. Consta, segundo uma fonte, que ele vai colocar seu nome à disposição e tentar usufruir da sua popularidade por aparições na telinha. É uma oportunidade e tanto para ele conhecer os bastidores da política e quem sabe sair de lá eleito ou ainda mais irrequieto. A tática usada até agora ainda não é a melhor, a de se mostrar crítico para ganhar notoriedade. As convenções e as coligações serão determinantes para que o sujeito não tenha que engolir sapos lá na frente. Seria importante a sua eleição para se conhecer como é esse mundo novo e depois ser classificado como vereador "estrangeiro".
- buy propecia online Passou dois dias fora de Nobres, já é d'outro mundo. O tempo dirá. Boa sorte e até o resultado das urnas.

 

Pulo do Gato

Quem realmente teria criado essa fantasia e publicado em forma de notícia? A informação causou rebuliço, sobre suposta operação da PF para cumprir mandado de busca e apreensão em Nobres contra secretários, ex-secretários, ex-prefeitos, vereadores e até um advogado. Realmente, a informação passou a ser joguete em mãos de irresponsáveis e os cargos públicos hierárquicos desqualificados pelos delírios dos sonhadores, que se imaginam os donos absolutos de verdades criadas com intuito de obter gloríolas.

- Provavelmente, esses arautos das noticias falaciosas estejam lendo muita obra de ficção. Mas deveriam é se dedicar a autoajuda.

Pulo do Gato II

Você já viu alguém praticar “estelionato” nos jogos eletrônicos? Seria mais ou menos como uma compra simulada, paga com uma falsa informação, que deixa o adversário a ver navios. Gente viciada em jogos eletrônicos e hábeis na “net”, que se notabilizam por situações irreais, criadas no seu imaginário. A tal Operação “Pulo do Gato” pode ter nascido de uma cabeça assim, dessas que é dada a praticar telefonemas anônimos, criar páginas “fakes” nas redes sociais. Ruim de escola, mas de cabeça feita na tecnologia. 

- Harry Potter contra o tigre imaginário... miauauauauauau.

Pulo do Gato III

Ele saiu daqui como vítima e até hoje reclama que foi incompreendido. Tinha tamanhos poderes e liberdade, que costumava falar com autoridades por telefone, em plena campanha política. Tinha dons premonitórios e em suas divagações, dizia que um tal barco ia afundar, com “55” náufragos à bordo. Nessas suas fantasias, o velho humorista aparentava convicção e até se esquecia de que era preciso voltar à realidade, vestir roupa e deixar de se apresentar desnudo no mundo tecnológico. Hoje, o velho gato mal consegue dar uma cambalhota e ainda se acredita capaz de um pulo maior que o do real felino, que só cai em pé.

- Sem faro, sem elasticidade, o felino de hoje pode estar com problemas sérios de “serenidade precoce”, ou seja, um gato que estando com prazo de validade vencido se acredita capaz de dar um pulo... maior que as próprias pernas.

Manipulação?

Ninguém sabe realmente o que deseja o ex-secretário municipal de Saúde ao buscar a manipulação de informação através de ameaças veladas feitas por  intermediários. O correto seria que o ex-secretário procurasse a quem de direito e apresentasse o seu clamor, ao invés do papel que cumpre nos bastidores da política, com a utilização de picuinhas soltas no ar. A não ser que ele acredite que possa meter medo em alguém e dos que conheço, ninguém receia de nada.

- Não deixe nada para depois.

Manipulação? II

Inegavelmente, foi um batalhador e um elemento decisivo na busca da vitória, mas se perdeu em sua trajetória ao privilegiar interesses daqueles que não lutaram tanto quanto ele em 2012. E se não tiver coragem de falar a quem de direito, evite recadinhos. E não há receio nenhum em afirmar que, ao persistir com esse método de agir, não vai conseguir o seu objetivo. Merece todo respeito, mas é preciso que respeite aqueles que o respeitam. Quanto ao cargo público de confiança, quem tem a decisão em mãos é o prefeito que está no exercício do poder.

- Mas se entender que é com ameaças veladas que vá convencer as pessoas, siga com esse pessoal do pulo do gato. 

Cuidado com o Abuso

No município de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, um considerável contingente de servidor público municipal passa o ano sem trabalhar, se utilizando de atestados médicos fornecidos por médicos da própria rede municipal de saúde. O Ministério Público está agindo para combater essa situação, de gente ganhando sem querer trabalhar lá em Lagoa da Prata. O excessivo número de atestado médico a uma mesma pessoa desperta a atenção de todos.
- Mastigar água e gostar de pudim também são coisas fáceis.

 Dengue
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) registrou 19.985 casos de dengue entre 1º de janeiro e 20 de agosto de 2015, segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue. Isso representada um aumento de 71,19% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 11.685 casos. Cinco óbitos por dengue foram confirmados nos municípios de Cuiabá, Matupá, Sapezal, Sorriso e Rondonópolis. Sete mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório. De acordo com o boletim, 75 cidades apresentaram alta incidência de dengue, com números superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No estado, a incidência registrada é de 619 casos por 100 mil habitantes. Sinop continua como o município com maior número de notificações, com 2.992 casos. Várzea Grande e Rondonópolis também registraram números expressivos, com 1.432 e 1.294 casos, respectivamente. Na Capital são 1.936 casos notificados". A informação é da Secretaria Estadual de Saúde de MT.
- Mais atenção à sujeira nos quintais e terrenos baldios.


Delegacia Virtual
A assessoria da Polícia Judiciária Civil informa que "Quinze minutos. Esse é o tempo estimado para o cidadão receber o boletim de ocorrência registrado pela Delegacia Virtual, da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. O serviço pela Internet oferece comodidade ao usuário que precisa comunicar ocorrências, sem necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia. De janeiro a julho deste ano foram registradas 24.929 ocorrências, sendo 22.420 validadas pelo sistema. A média mensal é de 3.210 boletins de pessoas que deixaram de comparecer a uma delegacia física para fazer o registro. O extravio de documento é a opção mais procurada na unidade virtual, representando 85% dos registros confeccionados".
- Bem melhor que naquela, de corpo presente e tudo.

 

Gente Boa
"Uma quadrilha responsável por vários roubos em Cuiabá foi presa pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da capital, na tarde de quinta-feira (19.08), no momento em que se preparavam para assaltar um supermercado. Durante buscas na casa dos suspeitos, foram apreendidos dinheiro, joias, munições, aparelhos celulares e outros objetos adquiridos com os roubos". A informação é da assessoria da PJC (Polícia Judiciária Civil).
- Contumazes encaminhados aos costumes.


A Galera
De acordo com a PJC, "na ação, foram presos Allyson Nascimento Pereira da Silva, o "Papinha", Steffanny Carol Gomes Mendes, Jean Eduardo Soares e Souza e Alex Kardec da Costa. Segundo as investigações da Derf, os suspeitos atuaram no roubo a Joalheria Samara, no Shopping 3 Américas, ocorrido no dia 27 de julho deste ano. No assalto, os criminosos armados roubaram aproximadamente R$ 50 mil em joias".
- Fora de circulação até as brechas das leis não abrirem as portas do "casão".


A Atividade
"A quadrilha também era investigada por dois furtos de carga de aparelhos celulares, no dia 20 de maio e 18 de julho. Eles quebraram a parede da empresa de entradas e subtraíram R$ 150 mil em aparelhos celulares. As investigações apontaram ainda que os suspeitos receptaram parte da carga de armas e munições furtadas da empresa Pantanal Caça e Pesca, no dia 18 de julho e estavam atuando na comercialização do armamento. Durante o monitoramento da equipe, policiais do Núcleo de Inteligência da Derf receberam uma denúncia de que os suspeitos iriam cometer um novo roubo, em um supermercado da cidade".
- "Know how" na atividade.


Atividade Ilegal
"Vinte e quatro madeireiras da Região Norte do Estado de Mato Grosso são investigadas pela Polícia Judiciária Civil em esquema montado para comercialização ilegal de madeira, com uso de créditos e guias florestais falsas, para "esquentar" carregamentos que saiam de Mato Grosso com destino a outros estados. O esquema estaria operando há quatro anos e teria inserido no mercado mais de 63 mil metros cúbicos de madeira ilegal, equivalente a mais de dois mil bitrens carregados. Com a suspensão das atividades das madeireiras, mais de 100 mil metros cúbicos de madeiras foram bloqueados. A metragem representa três mil carretas bitrem carregadas". A assessoria da PJC é quem informa esse fato.
- E o equilíbrio ambiental que se dane.


Atividade Ilegal II
"O funcionário de uma das empresas investigadas e três motoristas de caminhões carregados com madeiras clandestinas foram presos, na operação "Fornalha", deflagrada na semana passada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) em conjunto com o núcleo de inteligência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)".
- O lucro fácil é sempre o combustível que movimenta esse tipo de atividade.


Droga/Apreensão
"Quarenta e cinco quilos de pasta-base e uma carreta utilizada para transportar a droga para outros estados foram apreendidos em uma operação da Polícia Judiciária Civil, na segunda-feira (17.08), em São José dos Quatro Marcos (315 km a Oeste). Na ação, o caminhoneiro, Gilsinei Piazoto Amorim, 29, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. As investigações começaram após denúncia anônima sobre um depósito de drogas em uma chácara nas proximidades da cidade, na região conhecida como "Estrada da Ressaca". Após monitoramento do local, o delegado Henrique Trevizan representou pelo mandado de busca e apreensão domiciliar, expedido pelo juiz, Aron Olímpio Pereira, da comarca de São José dos Quatro Marcos". A informação é da assessoria da PJC, através de Camila Molina.
- Bagulho doido fora de circulação.

 Lembrete
Durante conversa informal com o prefeito e secretários em sua visita ao Centro de Cidadania, o promotor público Carlos Eduardo Pacianotto, apontou que a revitalização do pavimento asfáltico na área central da cidade não combina com o tráfego pesado e que seria necessária ação para conter esse vai e vem. O ex-vereador Vidal Rodrigues de Souza (falecido) deixou legislação nesse sentido, que visa disciplinar o tráfego pesado nas ruas centrais, mas a legislação não seria tão completa e faltaria mais ação por parte de setores competentes, conforme lembrou dr. Carlos Pacianotto.
- Tudo indica que essa questão vai merecer atenção futura.


Lembrete II
De mudança, dr. Carlos Eduardo acredita que existe a necessidade de envolvimento da Polícia Militar, do DTTU, do Detran, da Associação dos Caminhoneiros, da Câmara de Vereadores e Executivo no sentido de cobrar legislação ampliada e melhorada contra o tráfego pesado na área central da cidade. O pavimento existente não comporta as tonelagens com o que os caminhões trafegam pelas estradas. Em Rosário Oeste, na pista federal, nas proximidades do viaduto, os caminhões criaram sulcos na pista com os vários eixos, rodas e toneladas sem controle. Na cidade, a fragilidade do pavimento em sua base e sub-base são notórias e não resistem a tanto peso.

- É arrumar e desarrumar com tanto peso.


Pista Escorregadia?
Em plena tarde, com aquele sol escaldante, ontem (22.08), uma Biz seguia pela Rua Maurício Sampaio e na esquina com a Alagoas, em frente à sede da associação comunitária, saiu deslizando pela pista com seu condutor. A freada manual pode ter causado a queda após um veículo Fox crescer à frente da motoneta, mas não houve choque, só mesmo o tombo. O condutor da Biz se levantou, sacudiu a poeira... e voltou em sentido contrário. Um gozador de primeira dizia que, talvez, ele tenha subido na moto ao contrário e tenha procurando pelo guidão, alguns segundos, por um lapso atemporal.
- Xiiiiiiii, não conto, mas nééééééémmm, quem estava na Biz.


Confiança Zero
O ex-presidente Lula apareceu na tevê, ontem (22.08), na propaganda petista tentando passar confiança e reconhecendo o erro. Mas não os erros do Mensalão e nem do Petrolão, mas da economia e dizendo que com o esforço de todos a inflação vai ser combatida e a crise também. Tanto cinismo para quem já esteve com a popularidade em alta e hoje padece do mal do "nada sei, nada vi". A economia em frangalhos tem que contar com a ajuda de todos, principalmente do trabalhador brasileiro e dos contribuintes, já para os desvios de conduta e do dinheiro público, aquela meia dúzia é que jamais perde a boquinha. Ora, faça-nos o favor, seu palestrante bem remunerado!
- Vinte e sete milhões de reais só em palestra e o prêmio da Mega Sena acumulado por duas semanas não passa dos 25 milhões.

Capado Gordo

Há alguns anos atrás, insatisfeito com a derrota nas urnas, um vereador propôs a diminuição dos salários dos futuros vereadores. Isso já faz uns 15 anos atrás e a pergunta é: "será que agora seria possível repristinar o Projeto "Capado Gordo?". O assunto está em moda por aí e quem gostaria de ganhar um salário mínimo como vereador. Repristinar ou ressuscitar o tema neste momento, só para quem está de fora e não é vereador, não é mesmo?
- Como se vê... uma palavra mal escrita ou mal pronunciada volta-se contra o seu ator.

Problema Repetido

De que valeria o pessoal da Prefeitura de Nobres limpar as ruas para, após, um caminhão, carregado de brita, passar pela rua e seguir derrubando pedregulhos pelo trajeto? Realmente, existem coisas que não se combinam entre si e a falta de responsabilidade de quem suja fica gritante. A cidade de Nobres padece de muita má vontade em cada um fazer a sua parte para que o visual da cidade seja um pouco melhor. O ato de varrer o cisco que fica nas guias de sarjetas já não é mais do morador e deixaram para que o setor público faça tudo.

- A sujeira é mais uma forma de cultura das antigas, contrariando tudo o que se diz sobre meio ambiente equilibrado.

Troca de Partido

Nilson Leitão, deputado federal tucano, convidou o deputado Dilmar Dal Bosco, único do DEM com mandato, para se filiar ao PSDB com vistas à Prefeitura de Sinop. Este é o primeiro atrito com a mudança do governador Pedro Taques para o ninho tucano. Julio Campos, não teria gostado e criticado Leitão. Ambos presidem o DEM e o PSDB em nível regional. Júlio Campos chegou a dizer que teria faltado sinceridade por parte de Nilson Leitão. Sinceridade em política e quem cobra isso é Júlio Campos, que país é esse?

- Realmente, a política ainda surpreende, mesmo que as figurinhas sejam as mesmas de sempre. 

Bom de Bola...
... e ruim de escola, o sujeito criticava um amigo dia desses e dizia: "e cho carro, que tá com prisão preventiva decretada...?". No histórico ou na nomenclatura judicial, decretar a prisão preventiva de um carro por atraso na prestação é qualquer coisa exótica. Ele quis dizer "busca e apreensão" e fugiu do nexo sem plexus. Batia um bolão na infância, mas não costumava frequentar a escola e até hoje confunde "albino" com "alevino".
- Vai pra escola, Padilha...
Enquadramento
O assunto enquadramento continua em debate entre os profissionais da educação na cidade de Nobres, mais quem precisa, mesmo, ser enquadrado são os pardais que fazem ninho na parte interna do telhado da creche localizada no bairro Ponte de Ferro. Ninhos e muita sujeira todos os dias para o pessoal de apoio naquela unidade de ensino que recebe dezenas e dezenas de crianças diariamente, de segunda a sexta-feira. E que local e que pessoas trabalham ali, todos os dias pelo bem estar do seu filho ou filha.
- Abaixo os pardais.
Entre Tucanos e Pardais
Como nunca a retórica popular entra em ação, a que diz que "dos bicudos não se beijam". Como será a convivência entre adversários históricos caso venha a ocorrer uma espécie de mudança de pedetistas para o ninho tucano em Nobres? A ida do governador Pedro Taques para o ninho tucano abre essa possibilidade e com ele devem ir muitos de seus parceiros na campanha vitoriosa de 2014. Em nível estadual e nacional a mudança foi bastante comemorada pelos emplumados tucanos da alta linhagem socialista brasileira. Já nos meios paroquiais, como ficaria essa convergência?
- Há tempo para aguardar como será a forma de acomodamento.
 

Crimes/Brasil

“Ainda que na RMC 69 em cada 100 mortes não sejam solucionadas, no Brasil a estatística é ainda pior: são 92 não solucionados a cada 100. Nos EUA (Estados Unidos da América), 65% dos homicídios são solucionados e na Inglaterra o índice sobre para 90%. Os dados são do Estudo Global sobre homicídios, feito pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011. "Nossa polícia é basicamente de flagrantes, quando os autores são facilmente identificáveis ou se entregam. Mas isso é muito pouco em comparação ao número de crimes", disse Julio Jacobo Waiselfiz, especialista em segurança pública e autor do Mapa da Violência”. A notícia é encontrada no Portal de Notícias “Todo Dia”.

- Diferenças gritantes entre um e outro país.

Crimes/Brasil II

“Coronel na reserva da Polícia Militar, ex-secretário nacional de segurança pública, mestre em psicologia social pela USP (Universidade Estadual de São Paulo) e consultor de segurança, José Vicente Silva Filho, aponta que a baixa eficiência na solução de crimes tem uma série de possíveis razões. Uma delas, disse, é a demora para que uma investigação inicie. "Nos EUA, uma investigação começa no momento em que a polícia chega ao local do crime. No Brasil, o crime acontece na sexta-feira e o inquérito vai começar na segunda-feira", disse. Também é nota do Portal “Todo Dia”.

- Realmente, o Brasil é diferente e onde algumas pessoas são identificadas e acusadas pela cor do chinelo que usam.

Crimes/Brasil III

O Brasil é o 20º país mais homicida do mundo, colocação que ocupa em razão da sua taxa de homicídios em 2010: buy clomid online 27,3 mortes violentas a cada 100 mil habitantes(Fontes:Datasus-MinistériodaSaúdeeIBGE). No entanto, não bastasse ser um paíshomicida, o Brasil também ostenta o rótulo daimpunidade. É o que constatou aAssociação Brasileira de Criminalística, buy levitra anunciando que a taxa de elucidação dos inquéritos de homicídio no Brasilvaria apenas de 5% a 8%(Veja: Apenas 5% a 8% dos homicídios são elucidados no Brasil). O apontamento é de Luiz Flávio Gomes, advogado e professor.

- É uma questão de avaliação.

Crimes/Brasil IV

“Com intuito de minimizar esse cenário, oGrupo de Persecução Penalda Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), criou, em 2010, a meta de concluir (denunciar ou arquivar), até 30 de abril de 2012, ao menos90% de todos os procedimentos que investigam homicídios dolosos no país, instaurados até 31 de dezembro de 2007 (que totalizavam134.944 inquéritos) ainda não solucionados. O resultado deixou muito a desejar. De acordo com o relatórioMeta 2: A impunidade como alvo - Diagnóstico da investigação de homicídios no Brasil,21 estados do país não conseguiram atingir a meta e5deles alcançaram um percentual inferior a20%”, lembra em publicação atualizada Luiz Flávio Gomes.

- Em estados como Mato Grosso esses dados tendem a crescer.

Mato Grosso

Recentemente, uma autoridade da área da Segurança Pública de MT admitiu a existência de grupos de extermínio em Cuiabá e Várzea Grande. E não bastassem esses fatos, ainda há dados superficiais e inconclusos de que os denominados “acertos de conta” também engrossam as estatísticas de homicídio. Em meio a esses dados estão às informações sobre a participação de policiais que respondem a crimes de homicídio, cujas informações são pouco conhecidas e a mídia não cria foco contínuo sobre esses fatos.

- A esperança está depositada no novo governo de Pedro Taques para conhecer como funcionam as nossas polícias, como agem os indivíduos em nome da lei. A tarefa é grandiosa, árdua e contínua.

Mato Grosso II

O marginal, nem sempre, joga os dados estatísticos para o setor da segurança pública; de outras vezes, fala-se em acertos de contas entre pessoas ligadas ao mundo do crime. Mas os dados estatísticos de MT são alarmantes e remetem à velha Medellin e a diversas cidades onde atuam o cartel mexicano de drogas. Cuiabá e Várzea Grande engrossam a lista da violência e quando as autoridades mal fecham a boca para dizer que os índices baixaram, eis que os assassinatos voltam a surgir.

- Faltariam profissionais ou mais investimentos? Por vezes, em determinadas delegacias interioranas, a simples presença de uma caneta é sentida, tanto quanto um cafezinho para quem tem costume.

Triste Papel

O ator José de Abreu, convocado para injetar credibilidade no programa do PT, exibido na noite de 06 de agosto, pode ter representado um dos piores papéis em toda a sua carreira de ator. Foi caricato, sem firmeza no seu posicionamento e cumprindo um "script" mambembe ao pretender mostrar retratos pálidos de uma culinária que hoje não chega à mesa da maioria absoluta dos milhões de brasileiros. Deprimente, sob todos os aspectos a participação do ator no programa contra o panelaço e para tentar abafar um momento na vida dos brasileiros que exige unidade, competência e seriedade.
- José de Abreu, o que participou da posse de Dilma para o segundo mandato, tinha uma imagem mais crível e respeitosa.
Balada n.º 7
Essa pode ser uma das piores comparações, mas não é difícil se lembrar do Garrincha em final de carreira, após muitas e muitas contusões e vítima da própria inocência na juventude e mesmo depois de maduro, com as cachaçadas que o prejudicaram. A música de Alberto Luiz, interpretada por Moacir Franco e outros, que diz: "Sua ilusão entra em campo no estádio vazio; Uma torcida de sonhos aplaude talvez; O velho atleta recorda as jogadas felizes; Mata a saudade no peito driblando a emoção... Cadê você, cadê você, você passou; O que era doce, o que não era se acabou; Cadê você, cadê você, você passou...".
- Ao ver Lula no programa do PT, Garrincha me veio à memória. Que me desculpem os botafoguenses como eu, mas Lula também já passou.

Dupla Identificação
A Biblioteca Pública Municipal, denominada Regina Joana Ecker, foi criada quando o prédio público ainda existia à atual Praça da Matriz. Essa denominação não foi alterada e mais tarde surgiu a Creche Municipal "Regina Joana Ecker", nome que poderia ser alterado para "Vereador Vidal Rodrigues de Souza", um dos responsáveis diretos pela conquista da obra junto ao Governo Federal através do irmão José Maria Rodrigues. A proposta não retiraria o nome em definitivo e ficaria apenas na biblioteca municipal.
- Sob análise a partir da importância da medida.

Medida Salutar
O deputado Guilherme Maluf (PSDB), está propondo PL (Projeto de Lei) que fala sobre proibição de homenagens aos condenados por atos de improbidade ou crime de corrupção em prédios e logradouros. Para o deputado, é preciso mais severidade na escolha destas pessoas. A matéria versa sobre títulos de cidadania, denominação de prédios públicos, estradas, viadutos e outros. Fala ainda sobre homenagens àquele que tenha praticado atos contra a humanidade, tortura, exploração de trabalho escravo, violação dos direitos humanos e até maus tratos contra animais.
- Vai faltar nomes para nominar prédios e logradouros públicos.
Medida Salutar II
Os vereadores de Nobres bem que poderiam copiar a proposta do parlamentar tucano e implantar esse modelo de PL com validade plena para o município de Nobres. Isso evitaria que tivéssemos, futuramente, uma rua que levasse o nome de José Dirceu ou que alguém resolvesse denominar alguma praça com o nome de Adolf Hitler ou coisa semelhante. Não bastasse a avenida Castelo Branco existir em Rosário Oeste em homenagem a um dos líderes da ditadura militar. No passado, muito se falava do papel de Filinto Muller como homem forte da polícia política e vai por aí.
- Precaução nunca é demais.
IPVA de Pobre
A grande mídia tem colocado que o senador Fernando Collor estaria com o IPVA de vários carros de luxo em atraso. Enquanto isso, o cidadão civil é parado na "blitz" e multado pelo fato de estar com o carro com documentos atrasados. Não por acaso, os altos investimentos para a pessoa se tornar alguém no "poder" e olha que a palavra é no seu sentido literal, ou seja, pode tudo. Gente fina integra lista da revista "Forbes"; já os descamisados, saem na lista da revista "Fobia", pelo fato de receber cobrança todo dia e ainda estar de panela vazia.
- Esse negócio de propina não é contagioso, não! Até porque, vendendo o almoço para assegurar a janta... quem vai te oferecer uns "pixulecos?".
Evento Estiloso
Ali por volta de 2011, teve um evento que reuniu a galera gay e os heteros num clube aqui da cidade e tome cachaça e altos voos etílicos, com gente passando da medida. Quatro anos depois, todos (ou quase isso) os "fiados" praticados naquela época estão pendentes até hoje. Até quem não bebe (você jura!), experimentou da marvada da cachaça. Ou seria uísque importado? Tem gente da rede hoteleira que não quer nem ouvir falar disso aí. Nada contra as preferências sexuais de cada um, mas devemos combater as práticas das chamadas "fiadofobias", sob risco de deixar o comércio mais quebrado ainda. Tem gente até com princípio de depressão e fica sorumbático quando ouve falar em "pendurar" conta.
- Sabe, aquela "ôtoridade" deu o balão em nós. Bem, isso é o chamado fiado com efeito dominó. Alguém para rachar a despesa?
 

Cachorro Louco

Dizem que agosto é o mês do cachorro louco e não é pra menos. Em mais uma fase da Operação Lava-jato, o ex-todo poderoso José Dirceu voltou para a cadeia. E ainda dizem que a decisão tem caráter político. Ex-deputado federal, ex-chefe da Casa Civil e um dos fundadores do PT, José Dirceu ia ser preso como ladrão de galinha? É da política e através desta que chegou onde chegou, mas a decisão é fruto de investigação com origem na delação premiada. Esse negócio de propina faz parte do DNA de muita gente e vicia, dá direito a regalias e grandes investimentos imobiliários.
- Não é bom sair por aí atirando a primeira pedra quando o assunto é propina. Em campeonato de cuspe para o alto... use lenço descartável.

Cachorro Louco II
O juiz Sergio Moro despachou para afirmar que os "pixulecos" do Petrolão bancaram o site Brasil 247, a pedido do PT. Consta, segundo o despacho, que os repasses foram feitos pela Jamp, empresa de consultoria controlada pelo lobista Milton Pascowitch. Na verdade, o site pertenceria a José Dirceu. Engraçado, isso já ocorreu em Nobres, quando um site bastante utilizado em campanha política era bancado, por baixo dos panos, pelo setor público. Depois das eleições de 2012, o "dono(?)" do site foi ameaçar a empresa de manutenção e ouviu poucas e boas. O site sumiu, mas seu dono é visto lá pela feira do Jardim Imperial, no Coxipó, em Cuiabá. Mas tem correspondentes em Nobreyork City.
- Essa Lava-Jato ainda vai ensaboar muitos bagres por aí.

Dificuldades
Ser político hoje em dia não é tarefa fácil e o indivíduo tem que estar preparado. Há uns oito anos atrás, quando ainda era deputado, Riva dizia aos seus ouvintes na Câmara Municipal de Rosário Oeste que ser prefeito não era fácil: "quando o sujeito andar certinho, sai com uns 30 processos". Isso que é premonição, pelo menos para prefeito. O tempo passou e Riva também saiu com a sua cota de processos por conta dos 20 anos de poder.
- Certo estava Raul Seixas que dizia: "Mamãe eu não quero ser prefeito...".
Cobra Fumando
"Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (04.08), pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, na operação "Revelation", que apura fraudes contra as finanças públicas e licitação em concurso público da prefeitura do município de Planalto da Serra (226 km ao Sul). A ação integra a operação "Karcharias" deflagrada pela Polícia Judiciária Civil. As ordens de busca e apreensão foram cumpridas nas fazendas e residências do ex-prefeito, Dênio Peixoto Ribeiro, e do ex-secretário de administração, Ariovaldo Feliciano da Silva, todas no município de Planalto da Serra, na Prefeitura de Planalto da Serra, e na empresa ACPI - Assessoria, Consultoria, Planejamento e Informática LTDA, com sede na Morada do Ouro, em Cuiabá. As investigações começaram com informações encaminhadas pela Procuradoria do Município de Planalto da Serra sobre fraude no concurso público, que beneficiou a esposa e a cunhada do então prefeito Dênio Peixoto, nos cargos de técnica de controle interno e oficial administrativo, respectivamente".
- A informação é de Luciene Oliveira, da Assessoria/PJC-MT. (Correção): A empresa que aparece nas informações prestou serviços semelhantes em Nobres, mas foi mesmo no ano de 2001.

Cobra Fumando II
"A delegada da Defaz, Cleibe Aparecida de Paula, informou que as investigações analisam fraudes ocorridas no período de 2005 a 2012, mandatos consecutivos do prefeito, Dênio Peixoto, que no ano de 2009 abriu edital para concurso público, cujo processo finalizou em 2012, com objetivo de beneficiar sua esposa, Tatiany Almeida, no cargo de Técnica de Controle Interno, e a cunhada, Wiviany de Almeida, para o cargo de Oficial Administrativo. "Certame este com fortes indícios de fraude, pois possibilitou após a nomeação, num reajuste salarial totalmente suspeito e desproporcional em relação aos outros cargos do poder público municipal", disse a delegada", conforme está no site Secom MT.
- Com Correção: E o Concurso Público realizado em Nobres foi "canetado" pelo MPE embora a empresa realizadora seja outra.

Mau Sinal

Economistas do primeiro time já sinalizam que o ministro Joaquim Levy não está conseguindo tocar adiante o seu projeto de recuperação econômica e os sinais de recessão são vislumbrados. A presidente Dilma está sem força política, a economia em baixa e os preços em alta, com o dólar em ascensão, as perspectivas não são das melhores e o que se apresenta ruim sempre pode piorar. Como não há milagres econômicos e a lava-jato segue respingando em gente graúda, a prisão de Lula seria uma espécie de "choque" popular, capaz de abalar o já abalado mercado.
- Como dizia aquele filósofo da av. Filinto Muller: "pior do que está não vai 'ficá'...".

Fogo Amigo
A disputa por uma cadeira no Legislativo de Nobres está fervilhante e algumas pessoas agem com estilo para com a concorrência: na frente, gentilezas mil; por trás, tome falação. Tem um estilo muito conhecido por aqui, em que o cidadão diz, quando o interlocutor está à sua frente: "este é gente boa, sem quantia...". Virou as costas: "...não vale um pequi roído, tranqueira de curva de rio..." e vai por aí os "adjetivos". A política é desse jeito e, não por acaso, a credibilidade de muitos está em alta perante o eleitorado. É o vale tudo por uma das vagas e tem gente acendendo até vela para São "Marcos", via correio.
- São Marcos, orai por nós e atendei os nossos pedidos. Caso eu seja eleito... vou andar nu em frente a um pôster da cidade. Uuuuuuiiiiii.

Fogo Amigo II
Procura-se, perito em fotografia para análise de imagem. Querem saber se é real ou se foi montagem algumas fotos encontradas em diversos e-mails. Recebi e também vou analisar para evitar dúvidas. Mas a foto não seria antiga? Já tem gente resgatando rostos através de impressora em 3D, analisar imagem e verificar o cenário de fundo, para um bom fotógrafo não é nada difícil.
- Vamos lá, muita paciência na perícia do fundo da imagem.

Estado Caótico

Nos telejornais de sábado (01/08), circularam notícias dando conta que o governo do Rio Grande do Sul está parcelando salários dos servidores. O secretário estadual de Fazenda do RS disse que vem faltando, mês a mês, R$ 450 Milhões de Reais para complementar a folha salarial. Realmente, do cenário que se apresentava em setembro e outubro de 2014, para o que hoje todos veem, muita coisa mudou. E como mudou, principalmente quando uma lâmpada é acesa demais e o ar condicionado fica ligado.

- Só não falamos grego, mas a coisa por aqui está “à la Grécia”. E o Lula falando grosso.

Cenário Risível

Lula se achando ainda o rei da política e estados e municípios com pires na mão, correndo atrás da má distribuição de renda a partir de Brasília. A partir do dia 03 de agosto começa mais um périplo por Brasília em mais uma manifestação dos prefeitos brasileiros por dinheiro, que já não era muito e ainda sofreu cortes. Realmente, a crise europeia contagiou o Brasil, que sofre de baixa imunidade: política e moral com reflexos nas finanças públicas.

- O jeito é rir enquanto a barriga de muitos roncam.

Coisas de Ontem

Em janeiro de 1993, na posse da então prefeita Beatriz Mônaco, em Rosário Oeste, caminhavam pelas ruas da histórica Rosário Oeste, o vereador de vários mandatos, Oscarino Ourives, o então Procurador Jurídico do Estado de São Paulo e uma outra pessoa, que nem de longe imaginava que estava ali ao lado de um futuro governador de MT. O bom contador de causos, Oscarino Ourives, e suas experiências políticas na Rosário Oeste de outrora, conversava com Pedro Taques e o outro que caminhava ao seu lado ouvia a boa prosa.

- Em pouco mais de 22 anos, só quem viveu pode certificar que caminhava ao lado de um futuro governador com fortes origens em Rosário Oeste.

Coisas de Ontem II

Mais tarde, lá pelo segundo semestre de 2.000, já como Procurador Regional da República, Pedro Taques esteve em Rosário Oeste e deu uma forcinha à candidatura do primo Zeno Gonçalves que se lançara candidato a prefeito do município. Antero de Barros e Pedro Taques contribuíram para alavancar a candidatura de um fenômeno popular que se erguia em Rosário. Zeno do PT e seus discursos inflamados e contagiantes foi eleito e reeleito. Se optasse em ser palestrante, seja em que área for, Zeno seria requisitadíssimo. E quem diria, faz sucesso como cantor sertanejo.

- Quem ouviu o cantor diz que ele não decepciona.

 

Alternância de Cenário

A saída do governador Pedro Taques do PDT vai mexer com o cenário político no estado. As alterações paroquiais e os acomodamentos políticos é que se tornarão um quebra-cabeças daqueles para os que migram com Taques. No caso de Nobres, caso Taques vá para o PSB, como se dará esse acomodamento? Se for para o PSDB, como administrar uma convivência pacífica entre o velho e o novo tucano? Se alguém pensar que vai ser mamão com açúcar, é bom ficar pensativo desde já.

- O risco de dormir titular e acordar no banco de reservas... aiaiaiaiai... uiuiuiuiuiuiu.

Atraso Comprovado

O momento seria oportuno em função da credibilidade que vem tendo o governo de Pedro Taques e o olhar mais de perto aos municípios. O tema predominante ainda é a falta de um ambiente específico para atender os municípios de Nobres e de Rosário Oeste no que se refere a exames necroscópicos. Famílias são impedidas de velarem seus entes queridos por mais tempo em função da falta de médico legista que atenda esses dois municípios e os corpos são enviados para Diamantino. Entre o fato ocorrido, no caso, o falecimento, a coleta do corpo e o exame necroscópico são mais de 10 horas, no mínimo. Esse fato favorece aos serviços póstumos terceirizados, que lançam mão de uso de produtos químicos para preservação do corpo, o que acaba encarecendo ainda mais os custos de um enterro, justamente quando a família está mais fragilizada.
- Vivemos um atraso de décadas nesse sentido.

 
Atraso Comprovado II
O serventuário da Justiça, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Nobres, Vidal Rodrigues de Souza, faleceu em acidente automobilístico no sábado, por volta das 19:00 horas e o seu corpo só começou a ser velado por volta das 15:00 horas do domingo, 26 de julho de 2015. Isso submete as famílias a um estado indesejável de espera e vem ocorrendo com frequência em Nobres e Rosário Oeste, num desrespeito absoluto aos munícipes e contribuintes. Até quando as autoridades políticas vão continuar boquiabertas, vendo essa banda passar?
- Isso já passa da hora de ser revertido.

Divagações

O comando do PSB, em Nobres, se for fato essa linha de pensamento, de aceitar a filiação do prefeito Gilmarzinho sem os seus secretários, parece divagar em pensamentos. Se nem o convite foi feito, como adiantar uma possível negociação nesse sentido e com exigência desse tamanho? Quem pensa assim, acredita que a sigla, em nível local, gravite em torno da política assim como o Sol está para os planetas do sistema solar.
- Essa teoria deixaria Charles Darwin intrigado com a antirrelatividade e a ação da Principiologia. Que é isso?

 
Homicídios
"O crime de homicídio é um dos principais desafios da Segurança Pública em Mato Grosso. Apesar das ações enérgicas desenvolvidas no primeiro semestre deste ano, que reduziram em 10% a estatística de homicídio no estado, se comparado ao mesmo período do ano passado, o número ainda está longe do ideal", é o que informa o portal de notícias do Governo do Estado. Ainda, segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, "O Grupo de Trabalho Homicídio é uma das câmaras temáticas do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e tem como objetivo criar sinergia entre as ações e realizar o monitoramento junto às instituições que atuam contra o crime de homicídio."
- As ações nessa área, afeita ao GGI, precisam se estender ao municípios interioranos, caso específico de Nobres.

 
Homicídios II
Recentemente e de maneira informal, o delegado titular da DJPC em Nobres, Caio Albuquerque, disse que por aqui os crimes de homicídios são investigados, independentemente de quem seja a pessoa assassinada e do estilo de vida. O delegado de Nobres disse que os casos de homicídio e as investigações demandam tempo, mas a Polícia Civil faz o seu trabalho e continua investigando, ainda que demore na elucidação dos casos registrados e que integram os dados estatísticos em nível de Estado. O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) tem dados dos homicídios ocorridos em Nobres nos últimos anos e o secretário de Segurança Pública de MT, Mauro Zaque, tem ao seu dispor dados estatísticos e de como atua a Polícia Civil e Militar no Estado.
- O cenário é esse e as ações no combate ao crime estão em andamento e monitoradas pelas autoridades do setor.

 

Homicídios III
Quantos homicídios foram cometidos em Nobres nos últimos cinco anos? Quantos foram solucionados, quem foram os seus autores, quais as causas? A Polícia não trabalha com hipóteses, mas em cima de provas, isso é fato. Esses dados integram o relatório de informações que devem constar na Secretaria de Segurança Pública e o GGI trabalha na elucidação dos casos, com metas a cumprir, conforme notícia veiculada pelo portal do Governo do Estado (Secom), que também informa o aparelhamento da Polícia Militar com novas e modernas viaturas entregues aos municípios.
- O estado mato-grossense realmente trabalha para mudar essa visão de zona tórrida e violenta. O uso da inteligência é cada vez mais necessário.

 
Fiação Roubada
Isso é muito bacana! O sujeito apanha uma escada e sobe nela para a retirada da fiação elétrica da residência e o dono da casa dentro, assistindo e ligando para a Polícia e outra coisa bacana, ninguém atende. Tudo é bacana, menos ter que comprar nova fiação para substituir a que foi roubada. Se sai lá fora, o risco é grande.
- Se mora no mato é roubado; morando na cidade, a marginalidade é que manda e o telefone só serve para enfeitar mesa.

 
CorruPetro
De acordo com notícia veiculada pelo site Uol, o "Ministério Público Federal apontou a vida de alto padrão e os presentes de luxo, como uma Land Rover avaliada em R$ 200 mil dada para o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró (Internacional), como forma o de o suposto operador de propinas do PMDB Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, ocultar dinheiro desviado da Petrobrás". O petista Silvio Pereira, ligado ao então presidente Lula, também chegou a ganhar um carro da mesma marca em esquema semelhante na Petrobrás, anos atrás.
- Eita marca boa de carro.

 
Doleiro Danadinho
Conforme o Estadão de São Paulo, "Policiais civis cumpriram, desde as 6 horas do dia 24 de julho, sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão expedidos pela Justiça a pedido do Grupo Especial de Repressão a Delitos Econômicos (Gedec). Três fiscais foram detidos em São José dos Campos e Sorocaba, no interior paulista. Outros quatro estão foragidos. Segundo a Promotoria, a fraude ocorria na fiscalização tributária na importação e industrialização do cobre. Zinabre é o produto usado na oxidação do produto. Os suspeitos trabalham em delegacias tributárias regionais em Sorocaba, Taubaté, no interior, e São Bernardo do Campo, no ABC paulista".
- Onde tudo começou?

 
Doleiro Danadinho II
Ainda conforme o Estadão de São Paulo: "A investigação sobre o esquema ganhou força após depoimento do doleiro Alberto Youssef a promotores criminais e representantes da Corregedoria-Geral do Estado, em 24 de junho deste ano, conforme o jornal "O Estado de S.Paulo" revelou. Nele, Youssef confirma ter pago propina a fiscais do ICMS de São Paulo para reduzir dívidas de uma empresa com o Fisco paulista. Youssef é um dos principais delatores da operação Lava Jato, que deflagrou o esquema de corrupção na Petrobras. O doleiro revelou que o executivo Júlio Camargo, também investigado na Lava Jato, representava a fabricante Pirelli Cabos Elétricos em 2010 e foi procurado pela empresa porque precisava pagar propina aos fiscais".
- Esse doleiro é mesmo danadinho, não?

Last Updated ( Wednesday, 21 October 2015 19:10 )

 

TRINCHEIRA XLII

Leitor Assíduo
Ele, para ficar antenado com Nobres, gosta de ler Trincheira. Dia desses, leu a coluna e se apressou em contar a outra pessoa que esta fora defendida pela coluna. Obrigado pela leitura e pela informação terceirizada. Como se vê, as

































Last Updated ( Friday, 17 July 2015 23:00 )

TRINCHEIRA XLI

Cenário em Transição

A mudança de partido do governador Pedro Taques, saindo do PDT para o PSDB ou PSB pode provocar mudanças consideráveis no cenário político mato-grossense e por aqui, por Nobres, caso ele prefira tucanear. Como será que v

Last Updated ( Wednesday, 08 April 2015 01:10 )

Trincheira XL

Carcaças Previdenciárias

Desde o velho e desaparecido Ipemat que Mato Grosso está às voltas com a “mão leve” sobre o dinheiro dos fundos de previdência. MT Saúde, MT Prev, Bemat, Matoveg, todas essas instituições foram esbulhadas pelos go












Last Updated ( Wednesday, 14 January 2015 19:02 )

Trincheira XXXIX

 

Diferenças Notórias

 

Como pode um candidato “comprar” a própria eleição, saindo do anonimato à popularidade com gastos exorbitantes e aos olhos de todos. A corrida eleitoral é desigual em todos os cargos, mas para deputado estadual é d






Last Updated ( Saturday, 13 September 2014 13:08 )

Page 3 of 11

TRINCHEIRA LIII

Empurro(terapia) A mídia da capital, com bastante frequência, comenta sobre as ambulâncias que levam pacientes para Cuiabá, denominando isso de “empurroterapia”. Na maioria das vezes, sem razão, porque nos municípios não há como realizar exames de média e alta complexidade, daí a transf

Hora de definição

A administração municipal de Nobres, através do prefeito Leocir Hanel (PSDB), terá que se alinhar politicamente a partir do ano que vem; que é quando haverá essa necessidade, de apoiar nomes e quadros políticos que estarão na disputa majoritária em 2018. Será a hora da decisão para qual r
Banner
Banner
Banner
Banner